segunda-feira, 21 de março de 2011

Sensei Hirokazu Kanazawa


''A meditacao e fundamental na pratica do Karate''

O Professor Hirokazu Kanazawa,um dos maiores Mestres de Karate no mundo,e o único em conhecer dois estilos e praticar uma arte chinesa de alto nivel técnico e espiritual que e o Tai Chi.E pode-se notar na sua simplicidade cavalhereisca,uma forca e um controle que se escondem naquele corpo aparentemente frágil porem agil,em que nao se nota sua idade.

Sua atencao e dedicada as criancas e a juventude,procurando atraves da técnica do karate transmitir o respeito ao próximo e o cultivo do Mukuso (meditacao)para a simplicidade do espirito.Aos profesores,corrige e ensina sem ferir os meritos adquiridos atraves dos anos,respeitando a idade avancada de seus seguidores e ate a condicao física de cada um ,exigindo dos atletas alta perfomance,e dos profesores um treinamento acurado de técnica de ensino e de combate.

Sua visao técnica nao deixa duvida quanto a graducao que a SKI Shotokan Karate International outorga aos profesores e Mestres de outras organizacoes,que necessitam de uma bancada para tomarem uma decisao.

Mestre Kanazawa nao deixa duvida quanto aos mais altos niveis técnicos e espirituais que um mestre de lutas pode transmitir para os aficionados desta arte.

Agora para que conhecam um pouco mais sobre ese fabuloso mestre,ai esta uma entrevista concedida a anos para a Revista Kiai.

Por que escolheu o Karate entre todas as artes mariais?

Comecei com Judo na faculdade,deviido minha compleicao física.Mas como achei que nessa arte nao poderia desenvolver-se muito,passei para o Karate,o qual pratico ate Hoje.

Qual a importancia do Karate-esporte no SKI?

Vejo como mais importante o Budo no Karate,mas valorizo bastante tambem a parte esportiva.

Que acha do nivel do Karate no Brasil,comparado com outros países?

Esta forte,mas pode ficar mais forte aida,tem tudo para melhorar.

Sensei,acha possivel a uniao do Karate para que ele se torne realmente esporte olímpico?

Acho,e caminamos para isso.

Qual a importancia da pratica Mokuso para a evolucao doi praticante de Karate?

A parte da meditacao e a parte espiritual,portanto debe ser muito praticada,ja que a filosofía da arte.Durante a pratica da meditacao,tem que se acompanhar o fluxo sanguíneo,fechar os olhos e tentar acompanhar ese fluxo atraves do pensamento,inspirando,e quando o ar chegar no Ki (estomago),expirar pela boca.

Quem foi o maior Karateca de todos os tempos?

Primeiro foi Funakoshi,o criador do Shotokan,mas em seguida foi Miagui sensei,da Goju Ryu,por ser muito forte,ter uma filosofía e ser muito estudioso tambem espiritualmente.

O Sensei pratica Karate Goju Ryu e Shotokan,Kobudo e Tai Chi,por que?

Tem que se estudar tudo que for possivel para ser perfeito.Para voce conseguir alcanzar um objetivo,debe acrescentar outros conhecimentos,e para ter uma base profunda e preciso estudar varios estilos,tudo o que o tornara mais forte.

Quanto tempo o sensei pratica Karate?E o Tai Chi?

44 anos de Karate e Tai Chi ha 30 anos.Antigamente nao quería reconhcer outra arte,so o karate,mas hoje nao pensó assim.Quanto mais se mistura,mais forte se fica.No Japao nao se aceita misturar as Artes.

Dos países que tem a SKI,qual deles tem o maior grupo fora do japao?

Italia,Irlanda,Inglaterra,Alemanha(depois que se uniram as Alemanhas ficaram fortes)e as Americas em geral,estao em quarto ou quinto lugar,principalmente Mexico,Venezuela e Uruguai.

O COI o convidou para participar da WKF.O Sensei aceitou o convite?

Sim,aceitei quando houve um congreso do COI (Comité Olimpico Internacional)reunindo os maiores grupos de Karate do mundo,sendo que apareceram tres do estilo Shotokan:O SKI com o sr Koga,o gtrupo lidera pelo profesor Ozawa,dos EUA ,e o Karate Tradicional.E outros grupos como o Wadoryu,com o profesor Mochizuki,da GojuRyu,com o profesor Higaona Morio,e outros que se reuniram no secretariado geral do COI.Isto tudo dirigido para se tornar o Karate uma luta olímpica.

Quanto tempo pretende ficar no Brasil e quando pretende voltar?

Daqui viajo para o Peru para visitar o presidente Fujimori,que e 3 grau Shotokan.

Qual a mensagem que o senhor quer deixar para os Karatecas do Brasil?

O Brasil tem muito interese em aprender karate e se eles treinarem e estudarem os fundamentos e as respiracoes,vao ficar muitos fortes.As bases e o que devem treinar mais no momento.O corpo do brasileiro e muito bom para o Karate pois tem movimiento e ginga. Extraido da Revista KIAI


Nenhum comentário:

Postar um comentário