segunda-feira, 21 de março de 2011

O FENOMENAL DAN INOSANTO


Uma entrevista cedida a Revista KIAI

Dan o que voce faz na Vida?
Sou um professional das artes marciais.Trabalho e ganho dinheiro ensinando a minha arte.

Que voce pensa quando alguem diz que o verdadeiro mestre,ou os realmente bons mestres,nao cobram para transimitir seus ensinamentos?
Ja me perguntaram isso diversas vezes!Um medico ou advogado sao pagos pelos seus servicos.Ninguem pode pode dizer que eles sao maus medicos ou pessimos advogados por estarem comercializando a medicina ou a advocacia.Eles simplesmente estao sendo pagos pelos seus devidos trabalhos.Eu nao entendo por que existe esse tipo de pessoa nas artes marciais que diz que ''o bom mestre nao vende sua arte'',ou que ''o bom mestre nao cobra para ensinar''.
Para mim,ensinar arte marcial e um trabalho que merece ser pago como qualquer outro,principalmente quando se e muito bom.

Ha poucos meses conversamos com um professor de kung fu e profundo estudioso da vida de Bruce Lee,e ele nos disse que voce nao transmite aquilo que Bruce lhe ensinou.O que voce pode dizer a respeito disso?
Em parte e verdade.Realmente nao ensino exatamente as mesmas tecnicas ensinadas por Bruce,mesmo porque ele sempre enfatiza que deveriamos desenvolver nossas propias qualidades e foi o que fiz.E acabei descobrindo com o tempo que minhas qualidades eram diferentes das dele.Alem disso,nunca deixei de lado minhas tecnicas de estilos filipinos.E ainda mais,creio plenamente que caminho dentro dos padroes estabelecidos por Bruce.

Afinal, Jeet Kune Do e um estilo de luta ou um estilo de pensamento?
Para mim,os dois!E uma via de crescimento fisico,mental,emocional e espiritual.E a individualizacao de cada um.E respeitar a diferenca de um ser humano para outro.Um tigre nao pode lutar com um galo,um homem pequeno e magro tambem nao pode usar a mesma tecnica de um homem grande e gordo.

Entao,nao e possivel fazer uma demostracao de Jeet Kune Do?
Exato.Nao e possivel fazer uma demostracao de jkd mas e possivel explicar o que e jkd em algumas horas de curso.Cada pessoa tem sua propia visao em relacao a esta arte.E como escolher o lugar onde morar.Nao existe o lugar perfeito para todos.Uns gostam de viver na Europa,outros na Asia,eu e voce gostamos de viver nos Estados Unidos.
Para voce,Bruce era ator ou artista marcial?
Na minha opiniao ele era em primeiro lugar artista marcial e em segundo ator.

Quando voce ensinou Bruce a manejar o Nunchaku?
No ano de 1964.

Voce so ensina defesa pessoal?
Tambem ensino filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário