CURIOSIDADES


0-curiosidades
1-0-batalha-entre-iron-man-e-bruce-lee
BATALHA ENTRE IRON MAN E BRUCE LEE
Segunda, 23/03/09
Podem dizer que é extremamente nerd (eu prefiro geek!), mas essa luta entre Iron Man e Bruce Lee, gravada em stop motion é muito legal. O criador, o canadense Patrick Boivin, já fez outras coisas bacanas também, como a dança do Boba Fett.
Fonte: Época – Bombou na Web
1-1-vovo-do-tae-kwon-do-se-inspira-em-bruce-lee
VOVÔ DO TAE KWON DO SE INSPIRA EM BRUCE LEE
09 de Janeiro de 2009
O goiano Délio Diniz, 48, faixa vermelha, categoria até 67 kg, começou a lutar tae kwon do há quatro anos. Porém, a paixão pelas lutas é bem antiga. Desde criança, ele é fã do lutador chinês Bruce Lee. E foi essa paixão das telas de cinema que incentivou Diniz a praticar a modalidade. A insistência vem trazendo resultados surpreendentes dentro e fora dos tatames. Quando ele começou a lutar, pesava 82 kg. Com 15 quilos a menos, hoje, o goiano é bicampeão goiano da modalidade (2007 e 2008) e de quebra se tornou o taekwondista mais velho do Brasil em atividade. “O esporte me renova a cada ano e sinto-me ainda mais saudável e disposto a continuar lutando”, destaca. Sobre o dia de parar. Ele brinca: “Faço-me essa pergunta todo dia. Ainda não tenho resposta, mas lutarei enquanto sentir satisfação”, confessa.
Ele começou tarde por não ter condições financeiras para lutar, mas a disposição é de garoto, fruto do policiamento que Diniz faz em seus hábitos alimentares. Em virtude da idade, ele conta que precisa tomar muitos cuidados para continuar sendo um atleta de alto nível. Por isso, o goiano tirou do cardápio a carne vermelha. “Dei preferência à comida quase toda natural, pois é de fácil digestão. A carne vermelha, além de ser mais difícil de digerir, pode causar doenças como pressão alta e câncer”, alerta. Além disso, ele leva a sério os treinamentos e os horários de descansar. Pela manhã, treinos de duas horas por dia e, à tarde, musculação. À noite, antes das 22 horas, ele já está dormindo.
Todo o esforço tem um motivo especial: não perder a explosão nas lutas. Segundo Diniz, a idade não atrapalha em nada, mas, por outro lado, existe a dificuldade em conseguir adversários na sua faixa etária. Então, pela falta de oponentes, o goiano, com 30 lutas na carreira, enfrenta atletas da categoria absoluta (faixa preta), entre 30 e 35 anos. Mas isso não o preocupa, tanto que ele nem sabe contabilizar suas vitórias e derrotas. “Faço esporte por amor. Não penso em ganhar rios de dinheiro com o tae kwon do. Quero apenas divulgar que, com a prática esportiva, é possível ter uma vida saudável e sonhar com um futuro melhor”, acredita o goiano.
A modalidade
O tae kwon do nasceu na Coréia há mais de três mil anos. Para os praticantes, ela é muito mais que uma simples luta, é uma filosofia que envolve equilíbrio entre corpo e mente. O próprio nome significa: “caminho dos pés e das mãos através da mente”.
O Brasil tem evoluído no esporte. Nas últimas competições, o País obteve resultados expressivos. No Pan do Rio-2007, o lutador Diogo Silva conquistou a primeira medalha de ouro na competição para o Brasil, na categoria até 68kg. Em Pequim, com bronze, Natália Falavigna conquistou a primeira medalha olímpica para o tae kwon do brasileiro na categoria acima de 67 kg.
Fonte: Jornal Diário da Manhã
1-2-angelina-jolie-ensina-artes-marciais-aos-filhos
ANGELINA JOLIE ENSINA ARTES MARCIAIS AOS FILHOS
Domingo, 4 Janeiro de 2009 – 00:43
A idéia é pôr a criançada a mexer e afastá-los da TV. Angelina Jolie revelou à revista “OK!” que é fã de artes marciais e já começou a incutir a sua paixão nos seis filhos, Maddox, Pax, Zahara, Shiloh, Knox e Vivienne.
“As artes marciais são ideais para as crianças porque lhes transmitem disciplina e perseverança. Os meus filhos já começaram a ter aulas. O exercício físico é ideal para os pequenos, muito melhor do que estarem à frente da televisão e do computador”, afirmou a atriz, de 33 anos, que confessou gostar de ver os filmes de Bruce Lee, embora os seus filhos prefiram… Jackie Chan!
1-bruce-lee-hoje-em-dia-no-cinema1
BRUCE LEE – HOJE EM DIA NO CINEMA
Domingo, 27 de Novembro de 2008
Bruce Lee completaria 68 anos.
Sua morte por uma reação adversa ao analgésico que havia tomado para a sua dor de cabeça, causando um edema cerebral, foi um choque pra todos.
Sabemos que Bruce foi um dos homens mais importantes de todos os tempos.. e por isso o vemos como um ídolo e um excelente exemplo pra seguir.
Analisando a extraordinária definição muscular de Bruce, vemos que ele também foi um expert em nutrição.
Como ele dizia: “O praticante de artes marciais só come o que precisa, e não se empolga com pratos que não oferecem benefícios a sua atividade de lutador”.
Bruce nunca foi de falar muito sobre nutrição, nem falava sobre isso em suas palestras, nem mesmo consultava nutricionistas, mas ele sempre preocupou e anotava tudo o que era necessário pra se manter saudável. Sua dieta era equilibrada, sempre manteve o controle com comida. Bruce dizia que a comida ocidental em geral era monótona, ao contrário da comida chinesa. Além disso, Bruce se concentrava muito nos suplementos nutricionais..
Em relação a isso tudo, vemos que Bruce era muito saudável, sempre cronometrava suas ações: treinos; alimentação; trabalho; enfim tudo o que fazia. Sempre teve controle de tudo. E vendo a qualidade de vida dos chineses ele ainda estaria “fodão” hehe
Um exemplo é Jackie Chan, hoje com 54 anos, parece ter 30.. e no caso de Bruce não seria diferente..
Estaria fazendo seus filmes normalmente, como um “velho lendário mestre” com as técnicas mais aprofundadas de sua arte de combate. Imaginem quanta sabedoria e quanta técnica ele teria desenvolvido no decorrer desses anos se ele tivesse vivido.
O que nos deixa triste, é saber que um tipo de morte dessas que é um caso raríssimo, aconteceu com o jovem Bruce que tinha muitos anos de vida pela frente, e o homem que revolucionou o mundo das artes marciais e do cinema. Teria feito muitas outras incontáveis realizações e melhorias, tanto no mundo das artes marciais, como no cinema e na vida de seus seguidores.
Por Vinícius S.A
(Postado posteriormente no dia 29/11/2008 na comunidade “Bruce Lee“)
2-15-atores-que-morreram-antes-de-ver-o-ultimo-filme-que-atuaram1
15 ATORES QUE MORRERAM ANTES DE VER O ÚLTIMO FILME QUE ATUARAM
Terça, 23 de Setembro de 2008 (04:42 hrs)
Conheça 15 nomes do cinema internacional que morreram no meio das filmagens ou antes do filme estrear nas telonas.
Heath Ledger: Sua performance como o Coringa no filme “Batman – O Cavalheiro das Trevas” ganhou diversas opiniões. Ele morreu em 2008, meses antes do filme ser lançado nos cinemas.
Aaliyah: A estrela morreu em um acidente de avião em Bahamas, em 2001, antes do lançamento de “A Rainha dos Malditos”.
Phil Hartman: A estrela foi baleada e morta por sua esposa, Brynn Hartman, em 1998 dois meses antes do lançamento do filme “Pequenos Guerreiros”.
Chris Farley: O homem gordinho e engraçado morreu de overdose de droga em 1997. Seu último filme, “Os Quase Heróis”, foi lançado no ano seguinte.
Tupac Shakur: O rapper, 25 anos, foi morto em 1996 em um tiroteio após ter completado dois filmes, “Na Contra-mão” e “As Duas Faces da Lei”. Ambos foram lançados no ano seguinte.
John Candy: O comediante morreu em 1994 enquanto gravava o filme “Dois contra o Oeste”. Outro filme, “Canadian Bacon”, foi lançado após a sua morte.
BRANDON LEE: O filho do super-astro dos filmes de artes marciais, Bruce Lee, morreu em 1993 em um acidente no set de gravação de “O Corvo” apenas oito dias antes da filmagem ser concluída.
River Phoenix: Morreu em 1993 após se envolver com drogas e sofrer de insuficiência cardíaca quatro meses antes de seu filme sair, “O Espírito do Silêncio”.
Natalie Wood: A jovem atriz de “Amor Sublime Amor” se afogou , em 1981, pouco antes de estrear em seu trailer de ficção científica “Brainstorm”.
BRUCE LEE: O super-astro das artes marciais morreu aos 32 anos, em 1973, por conta de um edema cerebral, um mês antes do lançamento do seu último filme, “Operação Dragão” e seu filme inacabado “Jogo da Morte” que foi concluído posteriormente com dublês e efeitos especiais, aproveitando as cenas de luta que já haviam sido gravadas. Bruce havia descartado mais de 80% das cenas. Insatisfeito, ele não queria incluí-las ao filme)
Spencer Tracy: Com 67 anos, a estrela morreu de ataque cardíaco depois de completar a “Guess Who’s Coming”.
Marylin Monroe: Morreu em 1962 antes de estrear “Something’s Got to Give.”
Clark Gable: Gable morreu de ataque cardíaco com 59 anos antes do lançamento do filme “Os Desajustados”, em 1960.
James Dean: “Juventude Transviada” foi lançado um mês depois de Dean, 24 anos, morrer em um acidente de carro em 1955.
Jean Harlow: Harlow tinha apenas 26 anos quando morreu de uma doença renal, um mês antes do seu filme “Saratoga” ser lançado, em 1937.
Postado por: Vinícius S.A.
3-colocando-a-vida-em-ordem-com-as-dicas-de-bruce-lee
COLOCANDO A VIDA EM ORDEM COM AS DICAS DE BRUCE LEE
Quinta, 3 de Julho de 2008
Bruce Lee tem uma história de vida interessante. Além de ter sido um ícone cultural como o principal responsável pelo início da onda de interesse ocidental por artes marciais nos anos 60 e 70, ele também influenciou o cinema no ocidente e oriente, e é visto por muitos como um modelo na busca da eficiência física e no domínio das artes marciais.
Não é um fato amplamente conhecido fora do círculo dos fãs, mas Bruce Lee também era graduado em Filosofia, pela Universidade de Washington. E a visão adquirida desta forma transpira para seus métodos e mesmo para seus livros de artes marciais. Quem leu o livro “Getting things done” (GTD) e conhece a citação de “mind like water”, sobre buscar ter a mente maleável e adaptável como a água, que simplesmente absorve o que é jogado dentro dela, se agita apenas durante o processo, e logo retorna ao seu estado original, talvez se surpreenda ao saber que Bruce Lee também defendia o mesmo princípio (para quem gosta: “Seja amorfo… sem formas, como a água. Agora você coloca a água num copo, ela se torna o copo. Você coloca a água numa garrafa; ela se torna uma garrafa. Você coloca numa chaleira; ela se torna uma chaleira. Agora a água pode fluir, ou pode destruir. Seja água, meu amigo…”). Aliás, David Allen, o autor do GTD, também era praticante de artes marciais.
E as dicas de filosofia de vida que Bruce Lee registrou, quando analisadas separadamente, podem dar boa inspiração e provocar insights. Henrik Edberg montou uma pequena coletânea das dicas de Bruce Lee para colocar a vida em ordem, e eu trago a vocês algumas delas, com a minha própria interpretação:
• O que você está pensando – hoje? Nossos pensamentos, planos e intenções do dia-a-dia devem refletir nossas metas e objetivos de vida, ou de longo prazo. A tendência é que aquilo que nós pensamos ou pretendemos a cada dia sirva de guia ou de limitação para o que podemos alcançar e produzir, e é muito fácil perder a coerência entre o curto e longo prazos. Leia também: Planejamento estratégico: como aplicar à sua vida
• Simplifique. A tendência de quem está procurando melhorar a vida é buscar acrescentar coisas. E pode ser bom, mas muitas vezes não temos o tempo ou a energia para realizar (ou aproveitar) o que buscamos acrescentar. Bruce Lee descreveu a sua visão sobre isso assim: “Não é o acréscimo diário, mas o decréscimo diário. Corte fora o que não for essencial”. Definir o que é essencial depende de cada um, mas o número de pessoas que eu conheço que estão estressadas por tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo só aumenta.
• Aprenda sobre você mesmo observando as suas interações. Ou, como disse Bruce Lee, conhecer a si é estudar a si mesmo em ação com outras pessoas. Como as pessoas interagem com você, ou como reagem à sua presença ou às suas ações, pode ensinar muito a você. Todo mundo já ouviu isso, mas sempre vale lembrar que o que vemos, percebemos e entendemos sobre as outras pessoas pode muitas vezes ser um reflexo do que nós mesmos somos.
• Veja o todo, e não apenas o seu lado. Não divida. Na hora de analisar algo, deixe de lado o posicionamento, a busca de saber quem está certo e quem está errado. Exceto nos momentos em que desejar ser conduzido pelas suas emoções, se você quer compreender algo, não seja a favor ou contra, observe a partir de uma perspectiva externa – conduza seu pensamento e suas emoções.
• Não dependa de validação dos outros. Como disse Lee, “não estou neste mundo para satisfazer as suas expectativas, e você não está aqui para satisfazer as minhas.” E mais: “se exibir é a idéia que um tolo faz sobre a glória”. Depender de validação dos outros é uma busca sem fim, e acaba permitindo que os outros (mesmo sem saber) tenham o controle de como você se sente.
• Seja proativo. Uma coisa é compreender as circunstâncias, e outra é criar oportunidades. É mais difícil não se limitar a seguir o que o resto do rebanho já está fazendo. Mas é mais recompensador, e mais efetivo, liderar e criar a oportunidade de se alcançar os objetivos, apesar das circunstâncias.
• Seja você. Não adianta encontrar modelos e personalidades bem-sucedidas e tentar repetir seus passos. Você precisa ser você mesmo, expressar quem você é, e ter fé – no estilo “eu sou mais eu”. Seja genuíno e autêntico, e defenda quem você realmente é, e não um personagem.
Pra quem compreende o idioma Inglês, acesse o link do Positivity Blog a seguir e conheça a visão de Henrik Edberg a respeito em “Bruce Lee’s Top 7 Fundamentals for Getting Your Life in Shape“.
http://www.positivityblog.com/index.php/2008/03/07/bruce-lees-top-7-fundamentals-for-getting-your-life-in-shape/
Postado por: Vinícius S.A.
4-a-moda-nesse-verao-vai-ser-amarelo
A MODA NESSE VERÃO VAI SER AMARELO
Amarelo com listras pretas. Amarelos com listras pretas manchado de sangue como Uma Truman no mais novo filme do nosso querido Quentin Tarantino, Kill Bill.
Como sempre o Tarantino é assim: qualquer semelhança com a ficção é mera copia! Muitas referências estão lá, desde o genérico lembrando filmes japoneses dos anos 70, até o maravilhoso macacão usado pela heroína Black Mamba (The Bride para os íntimos) inspirado da vestimenta usada por Bruce Lee no filme Jogo da Morte.
clip_image002.jpg
Parece que o projeto inicial era fazer apenas um filme, mas a coisa foi ficando grande e grande, que a produtora sujeriu fazer dois !!
Por que não dois?
As continuações estão na moda ultimamente ! Matrix, Senhor dos Aneis, Star Wars e coisa e tal !
Kill Bill pra mim deu a impressão que não se passa muita coisa que justifique os seus dois volumes!
Acho que é por causa desse monte de diálogos inúteis que ele mete no meio do filme. Aqueles diálogos falando de massagem nos pés ou sobre Mr. Black ou Mr. Blue!
Apesar de sua exuberância física, suas limitações eram enormes: uma de suas pernas era mais curta que a outra e era míope, tendo que usar lentes de contato em seus filmes. Alguns autores acham que isso o levou ao Wing Chun (Ving Tsun).
Jackie Chan começou sua carreira em Hong Kong como dublê nos filmes de Bruce Lee.
Em 1970, levantando pesos sem aquecimento, Bruce Lee feriu o 4º nervo sacro permanentemente. Os médicos disseram que ele nunca mais poderia chutar, mas ele duvidou e venceu o problema, apesar de haver ficado com dor crônica nas costas pelo resto da vida.
Esse problema nas costas o deixou seis meses em repouso. Ele aproveitou para ler e fazer anotações, Encheu oito volumes com anotações que depois foram condensadas no livro “O Tao do Jeet Kune Do” por sua mulher, Linda, após a sua morte.
O uso do nunchaku em seus filmes gerou críticas da imprensa por esta arma ser de uso proibido em muitos estados norte-americanos e outros países do mundo.
Tiveram que suspender a exibição de “A Fúria do Dragão” por uma semana para que pudessem organizar o trânsito na cidade, tal o caos que os fãs dele criavam ao tentar assistir seu filme.
Nesse mesmo filme, Bruce Lee não queria glorificar a violência. Assim, insistiu para que sua personagem morresse no final, como uma espécie de acerto de contas pelas pessoas que havia matado.
Já naquela época ele possuía um gravador de vídeo que usava para gravar lutas da TV. Também comprava rolos de filmes com campeonatos, especialmente as lutas de Muhammad Ali, para analisar depois e tentar achar boas idéias para cenas de ação.
Todas as cenas de luta que realizava eram coreografadas cuidadosamente com a ajuda de sua mulher como oponente, às vezes varando a madrugada.
Na falta de mulheres para atuar em “Operação Dragão”, o diretor Robert Clause “alugou” algumas garotas de programa de Hong Kong.
No mesmo filme, Bruce Lee contracenou com uma cobra. A cobra acabou atacando-o e picando-o. Felizmente o veneno havia sido removido com antecedência, ficando o local da mordida muito dolorido.
Os filmes de Hong Kong usavam música pré-gravada em seus filmes. Bruce fez questão de colocar uma trilha sonora original em “O Vôo do Dragão”, onde ele mesmo tocou percussão.
Mestre Li Hon Ki, introdutor do estilo Wing Chun no Brasil, trabalhou como ator e dublê em Hong Kong, tendo auxiliado as coreografias de “Operação Dragão”. Ele também é discípulo do Mestre Duncan Leung, primo legítimo de Bruce Lee e atualmente radicado nos EUA.
O Jeet Kune Do, arte marcial de Bruce Lee, teve todo o seu núcleo desenvolvido em cima do Wing Chun que ele praticou em Hong Kong.
Postado por: Vinícius S.A.
5-bruce-lee-e-o-cinema
BRUCE LEE E O CINEMA
Seu amor pelo cinema começou cedo, tendo estrelado seu primeiro filme aos seis anos e tendo atuado em cerca de 20 produções em Hong Kong até os 18 anos, quando retornou aos Estados Unidos. Seus filmes de ação, apesar de poucos, são de excelente qualidade em especial os últimos.
Em seus filmes, Bruce Lee nunca procurava brigas e sempre se envolvia quando provocado insistentemente. Apesar de esquentado, ele sempre aparecia obedecendo os mais velhos ou superiores. Uma coisa interessante é que ele não batia em chineses: seu alvo era sempre alguém de fora, Em “O Dragão Chinês”, o inimigo era tailandês; em “Fúria do Dragão”, japonês; em “0 Vôo do Dragão”, italianos e americanos; em “Operação Dragão”, de nacionalidade incerta, e em “Jogo da Morte”, de diferentes nacionalidades. Seus envolvimentos amorosos eram sempre cercados de timidez, ingenuidade e falta de jeito, tendo protagonizado apenas uma cena de beijo e uma na cama com uma mulher (na qual ele dormiu como um bebê … ).
Sua contribuição ao cinema foi espetacular. Suas coreografias mudaram o modo como as cenas de luta são filmadas. Enquadramento, movimentação de câmeras e ângulos foram completamente redefinidos após seus filmes.
O cinema asiático é o que mais recebeu de seu legado. Os participantes recebiam salários baixíssimos, quando recebiam. Bruce profissionalizou não apenas a carreira de ator como também a dos técnicos responsáveis pelas filmagens. Os filmes não possuíam script, sendo imaginados à medida em que iam sendo filmados. Ele insistiu e brigou por roteiros pré-escritos. Todo o filme era rodado com apenas uma câmera, sendo editado à medida em que ia sendo produzido. Bruce colocou várias câmeras nas cenas e fazia a montagem final após as gravações, como era feito em Hollywood. Os filmes de ação e artes marciais nunca mais foram os mesmos depois dele. Podemos dizer que os sucessos de Jackie Chan, Cynthia Rothrock, Samo Hung e outros devem, em grande parte, serem devidos às mudanças feitas por Bruce Lee na forma como se faz cinema na Ásia, a ponto de Jhon Woo, famoso diretor de Hong Kong, ter feito carreira também em Hollywood.
Postado por: Vinícius S.A.
6-bruce-lee-e-as-artes-marciais
BRUCE LEE E AS ARTES MARCIAIS
Suas contribuições para as artes marciais são as mais relevantes possíveis. Sua atuação e sucesso cinematográfico difundiram as artes marciais, em especial o Kung Fu, pelo mundo inteiro. Toda uma geração foi influenciada por seus filmes, conseguindo uma repercussão só atingida pelos Beatles. Hoje, 25 anos após a sua morte, seus filmes ainda são sucesso absoluto, a ponto de a Warner lançar este ano uma edição especial de “Operação Dragão”, com cenas cortadas e bastidores, todo digital e com som estéreo. Suas cenas de luta permanecem atuais e sempre o serão.
Bruce também desenhou diversos equipamentos de treino e de segurança para artes marciais, sendo o precursor dos protetores, junto com o introdutor do Taekwondo nos EUA, Jhon Rhee.
Ele foi o primeiro a perceber que as modernas ciências da anatomia e fisiologia poderiam auxiliar praticantes de artes marciais orientais a melhorar sua performance. Com isso deu um impulso considerável ao casamento entre a moderna ciência e a milenar tradição oriental.
Suas teorias de combate e treinamento são discutidas e utilizadas até hoje, tendo dado margem até mesmo ao surgimento de diversas artes baseadas em suas idéias. O Jeet Kune Do, faz sucesso até hoje, atraindo centenas de seguidores de todas as partes do mundo.
Postado por: Vinícius S.A.
7-bruce-lee-morte-acidental
BRUCE LEE – MORTE ACIDENTAL
Não foi nenhuma conspiração. Não, por incrível que pareça, foi apenas má reação a um comprimido que tomou…
Ele estava na casa da atriz com quem iria fazer o próximo filme, “Jogo da Morte”, quando sentiu uma grande dôr de cabeça. Sua colega, e o produtor, que também lá se encontrava, aconselharam-no a tomar um comprimido para as dores e deitar-se um pouco ali mesmo, antes de irem para as filmagens.
Nunca mais acordou!
Todo mundo achou estranho: Um ator, ídolo para muitos, respirava saúde, e agora…
Não, ali havia gato, pensaram muitos cépticos. E outros, violentos. A atriz, Betty Ting Pey, foi de tal maneira acossada, que teve de fugir de Hong Kong. Os fãs de Bruce comiam-na viva.
Começaram a bisbilhotar a sua vida particular, e desencantaram intrigas e mentiras! O seguro a pagar era de 5.000.000 de dólares. Chamaram o melhor autopsiador do mundo, com um palmarés de cerca de 18.000 autópsias para a prova dos nove.
Esse inglês de quem não me lembro o nome, veio de urgência da Inglaterra para Hong-Kong, executou a autópsia, confirmou tudo outra vez, e deu o seu veredito, que possibilitou a Linda Lee levantar o seguro milionário: O comprimido das dores de cabeça fez uma reação inesperada com medicamentos de um tratamento que ele andava a fazer, o que lhe provocou uma embolia cerebral.
Coisa que acontece 1 vez, em 1.000.000…
Fim trágico, mas simples, para este grande homem, Ídolo de tantos…
Postado por: Vinícius S.A.
8-25-anos-depois-o-legado-de-bruce-lee2
25 ANOS DEPOIS – O LEGADO DE BRUCE LEE
As contribuições de uma pessoa que mudou para sempre o mundo em que viveu.
Muitos acreditam que Bruce Lee só foi importante para as artes marciais. Meia-verdade. Sua importância nessa àrea é capital, mas também o foi sua atuação no cinema. Uma pessoa extraordinária, Bruce Lee marcou profundamente suas pegadas por este planeta e plantou muitas sementes que germinaram em solo fértil. Vamos por partes.