segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Lee foi apresentado às artes marciais inicialmente pelo seu pai Lee Hoi Chuen, onde aprendeu os fundamentos do estilo Wu do Tai Chi Chuan.
Aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man. No qual foi introduzido ao estilo pelo seu amigo William Cheung em 1954. Anos mais tarde, o próprio William Cheung disse que Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos.
Como muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começou a treinar Lee privativamente após alguns alunos recusarem-se a treiná-lo, pelo fato de que sua mãe não era totalmente chinesa e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar artes marciais aos ocidentais e aos mestiços.
Lee parou de treinar Wing Chun com seu mestre quando mudou-se para os EUA. Após alguns anos, Lee voltou a China para convencer seu mestre a terminar o seu treino, mas por motivos ainda não totalmente esclarecidos, Yip Man negou-se a terminar de ensiná-lo e pediu que um outro aluno avançado terminasse o treino de Lee. Mas Lee declinou a oferta do seu mestre.
A partir dos 25 anos, Bruce Lee intensificou os seus treinos, utilizando ao máximo e até ultrapassando o potencial de seu corpo, muitas vezes causando algumas lesões. Como por exemplo, a lesão que teve na coluna, chegando a ficar paralítico por 6 meses até conseguir voltar a treinar.
Lee também treinou boxe ocidental e ganhou um campeonato de boxe em 1958 contra o três vezes campeão Gary Elms no terceiro round por KO. Bruce aprendeu também esgrima com seu irmão que tinha sido campeão na época. Todos esses conhecimentos adquiridos em diferentes estilos de artes marciais, mas com Wing Chun sempre predominante, fizeram com que Lee pudesse criar um sistema próprio de defesa, denominado por ele de Jeet Kune Do, The Way of the Intercepting Fist.
O JEET KUNE DO
Estilo sem formas fixas, o Jeet Kune Do foi um sistema de luta criado por Bruce Lee. Mais do que uma arte marcial, o Jeet Kune Do é uma síntese de seus próprios pensamentos e experiências sobre o combate. Em última instância, o Jeet Kune Do (O caminho que intercepta o punho/pé) não se resume a uma técnica, mas essencialmente a uma filosofia advinda principalmente da corrente Taoísta, com influências do Budismo Zen, e de Krishnamurti.
CARREIRA ATIVA
Devido às conexões de seu pai com a indústria do entretenimento, Bruce Lee foi um actor infantil em vários filmes de Hong Kong na década de 50.
Depois da graduação na Universidade de Washington com um Bachalerado de Artes em Filosofia, Bruce Lee foi para São Francisco e então Hollywood. Lee tornou-se uma estrela, como o Kato da série de televisão O Besouro Verde, que ficou no ar de 1966 a 1967 e, mais tarde, abriu a sua própria escola de Jeet Kune Do, estilo de arte marcial criada por ele.
Em 1971, sem conseguir encontrar actuações e esbarrando com o preconceito contra estereótipos de atores asiáticos, Lee retornou para Hong Kong com a sua família. Lá atuou em filmes de artes marcias, lucrando U$ 30.000,00 com os seus primeiros dois filmes produzidos por ele mesmo, concretizando sua fama.
Yuen Wah, um membro dos Seven Little Fortunes, e que mais tarde tornaria-se um ator conhecido por seus próprios méritos (notavelmente estrelando na versão 2005 de Kung Fu Hustle) era seu oponente de lutas em seus últimos filmes.
Um importante momento na carreira de Bruce Lee e Chuck Norris aconteceu em 1964 durante uma demonstração em Long Beach, California. O campeão de karaté cinturão negro foi introduzido por Lee, e tornou-se um dos oponentes de Lee no filme O vôo do Dragão, tendo como título original`The Way of Dragon´ e nos EUA `The Returns of dragon. A luta contra Chuck Norris no Coliseu é amplamente considerada como a melhor luta de artes marciais jamais filmada anteriormente.
Mas enquanto Bruce Lee e Chuck Norris eram publicamente amigos, contrariando o que muitos (incluindo Norris) consideravam, eles não eram amigos íntimos. Bruce Lee repetidamente humilhava Chuck Norris durante algumas sessões de mock sparring no salão principal do hotel no Campeonato Internacional de karatê de Long Beach em 1964. arte marcial dojo na luta. Norris estava ensinando a sua turma de Faixa Preta naquele momento. De acordo com uma testemunha, Lee fez Norris pegar o telefone e dizer na frente dos seus alunos que Bruce Lee era melhor lutador que ele. Mais tarde, Norris escreveu uma carta na sua defesa para Lee (a carta original está aos cuidados do aprendiz de Lee Dan Inosanto) - embora nem Chuck Norris nem Dan Inosanto tenham publicamente confirmado essa versão.
CURIOSIDADES
Em 1972, Bruce Lee começou os preparativos para o filme Game of Death. Um dado curioso é que algumas cenas com Dan Inosanto e com o verdadeiro Bruce Lee foram feitas num pagode de 5 andares, localizado no Nepal.
A idéia original de Bruce Lee para esse filme era a presença de um chefe em cada andar, até que, no último andar, Lee encontraria o chefe final. Bruce Lee filmou apenas um terço do que planejava para o filme, cenas de luta em sua maioria, mas morreu antes de concluir o filme.
Apesar de Bruce Lee constar como parte do elenco nos créditos de The Game of Death 2, ele nunca esteve envolvido directamente na produção do filme. Existem algumas cenas com o verdadeiro Lee, mas retiradas de outros filmes, Enter the Dragon e Fist of Fury, além de cenas de seu próprio funeral incluídas como o funeral de seu personagem, Billy Lo.
O ator Jackie Chan teve duas participações em filmes com Bruce Lee. Uma delas, no filme Fist of Fury, em que ele trabalha como duplo do chefe do Dojo japonês, sendo atirado com um pontapé pela janela. A outra foi para no filme Enter the Dragon, em que Chan aparece como um mero capanga tentando agarrar Bruce Lee, que se livra e parte-lhe o pescoço.
Bruce Lee também actuou como actor coadjuvante na série Besouro Verde, como Kato, onde se destacou mais que o personagem principal.
Foi a idéia de Bruce Lee a série Kung Fu, em que ele deveria ser a estrela, ficando decepcionado ao ser substituído por David Carradine.
Muitos acreditam que o inchaço que o matou foi devido a uma alergia a haxixe, e não 'um remédio contra dor de cabeça, versão confirmada por um médico da família no documentário do DVD especial 'Operação Dragão'.
Segundo sua esposa, Linda Lee, Bruce sempre considerou-se, em primeiro lugar, um artista marcial e depois um ator.
Pesquisador sobre artes marciais, Lee dedicou sua vida à análise das teorias e práticas de sistemas de luta. Percebeu a ineficiência para combates reais dos floreios advindos das técnicas clássicas, que chamava de "desespero organizado". Segundo Lee, as técnicas clássicas de luta não estavam preparadas para situações reais de combate, preferindo abordagens mais diretas.
Marcy Circuit Trainer era o nome da máquina de treinamento usada por Bruce Lee até o dia de sua morte. Ela pode ser vista no vídeo Bruce Lee: A Lenda .
No livro chamado "Bruce Lee, A Arte de Expressar o corpo humano", é possível visualizar cada sequência de seus treinamentos diários, como também dados importantes sobre cardápios que ele consumia e é claro, aprender como se ter uma vida saudável assim como a do mestre.
NOME ARTISTICO
O seu nome artístico foi Lee Siu Lung em Cantonês ou Li Xiao Long em Mandarim que literalmente significa Lee Pequeno Dragão, o nome foi dado por um diretor em 1950 de um filme cantonês no qual Lee atuou.
FILMOGRAFIA COMPLETA
The Golden Boy (1940)
Tears of San Francisco (1941)
Golden Gate Girl (1941)
The Beginning of a Boy (1946)
The Birth of Mankind (1946)
The Birth of Mankind (1946)
Kid Cheung (1948)
Boys on the Street (Garotos de Rua) (1948)
Wealth Is Like a Dream (1948)
Sai See in the Dream (1949)
My Son, Ah Chung (The Kid) (1950)
Infancy (The Birth of Mankind) (1951)
Blame it on father (1953)
In the Face of Demotion (1953)
Qian wan ren jia (1953)
Blame it on Father (1953)
The Guiding Light (1953)
An Orphan’s Tragedy (1955)
A Mother’s Tears (1953)
In the Face of Demolition (1953)
Gu xing xue lei (1955)
Gu er xing (1955)
Love (1955)
Love Part 2 (1955)
We Owe it on our Children (1955)
Love (1955)
Too Late for Divorce (1956)
Zha dian na fu (1956)
Zao zhi dang cu wo bu jia (1956)
The Thunderstorm (O Temporal) (1957)
The Orphan (O Órfão) (1960)
The Green Hornet (O Besouro Verde) (1966 e 1967) Série de TV - 29 episódios
Ironside: Tagged for Murder (#1.7)” (1967)
Batman (1968)
Blondie: Pick on Someone Your Own Size (#1.13)” (1968)
The Green Berets (1968)
The Wrecking Crew (1969)
Here Come the Brides: Marriage Chinese Style (#1.25) (1969)
Marlowe (Detetive Marlowe em Ação) (1969)
Walk in the Spring Rain (1970)
The Pierre Berton Show: (1971-12-09)”
Longstreet (1971)
The Big Boss (Dragão Chinês) (1971)
Fist of Fury (A Fúria do Dragão) (1971)
The Way of the Dragon (O Vôo do Dragão) (1972)
Qi lin zhang (Fist of Unicorn) (1973)
Enter the Dragon (Operação Dragão) (1973)
Game of Death (O Jogo da Morte) (1973)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário