sábado, 19 de setembro de 2009

A MAIOR OBRA DE BRUCE LEE O JOGO DA MORTE (1978)


SINOPSE

Bruce Lee interpreta Billy Lo, um jovem lutador de Kung Fu com a carreira em plena ascensão. Ao ganhar notoriedade acaba por despertar a cobiça de um sindicato criminoso. Ao não aceitar entrar para a organização, Billy Lo sofre uma série de atentados. Aproveitando-se de uma tentativa frustrada de assassinato, ele simula a própria morte para então infiltrar-se no sindicato e buscar vingança.

Trama original

Na trama original de Game of Death, Bruce Lee interpreta um campeão mundial de arte marciais, Hai Tien, que recentecente havia se aposentado dos torneios. No entanto, uma gangue do submundo da Coreia propõe a ele a participar de uma caça de tesouro que se encontra em um pagode localizado na Coréia. Entretanto, Hai Tien recusa a prosposta da gangue. Após a recusa, a gangue responde dizendo a ele que seus irmaõs estão em poder deles e, se Hai recusar, matarão eles. Sem opções, Hai aceita o desafio.
O pagode se chama Palsang-Jon, localizado na Coréia, é todo feito de madeira com 5 andares, sendo que o desafio consiste em passar por todos os lutadores do pagode, um em cada andar, sendo todos eles de primeira categoria. No 2ºandar encontra-se Dan Inosanto, no 3º andar o mestre de Hapkido Jin Han Jae e por fim, no 4º andar, Kareem Abdul Jabbar, que faz uma luta épica contra Hai Tien.

CURIOSIDADES

Durante a produção de Jogo da Morte, Bruce Lee morreu tragicamente devido um AVC. Para que o filme não ficasse inacabado foi utilizado um dublê nas cenas que faltavam.
As filmagens de Jogo da Morte começaram em 1972, sendo interrompidas duas vezes. Na primeira, Bruce Lee preferiu dedicar-se a um novo projeto que surgia, o filme Operação Dragão. Após concluído, Bruce Lee decidiu então retornar às gravações de Jogo da Morte, mas acabou falecendo logo em seguida.
Utilizando-se de dublês, cenas de outros filmes e diversas montagens, Jogo da Morte foi lançado somente em 1978, passados então cinco anos desde o início das gravações, com um novo roteiro, completamente diferente do original. Outras versões do filme surgiriam logo em seguida, em tentativas de explorar o roteiro inacabado de Brucee Lee.
O uniforme amarelo com listras pretas utilizado por Bruce Lee, é referencia em diversos outros filmes, entre eles Kill Bill.
O ator Chieh Yuan que contracenava com Bruce Lee e James Tien morreu de AVC em 1976,ele usava um Kimono preto
Na Agenda de Bruce Lee onde relatava os seus compromissos,estava programada a conclusão da filmagem de Game of Death,Agendado para setembro de 1973.
Além de Bruce Lee,o Jogador Kareem Abdul Jabbar e Dan Inosanto são os unicos que tiveram participação direta tanto no elenco de 1972 quanto de 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário